Categorias:

Olá pessoal, começo agradecendo os vários comentários maravilhosos que tenho recebido, quer dizer, as crônicas estão recebendo.  Agora sempre que eu vou responder mostro no Instagram algumas, aviso lá quando estou respondendo. Aliás, quem quiser me seguir: @insta.nandarocha

Hoje venho falar de um assunto que raras pessoas não tem receio de enfrentar: a nossa própria verdade. Espero que gostem.

Cliquem no play e boa leitura.

***

Encarando a verdade
Resultado de imagem para moça pensando tumblr

Quantas vezes nos enganamos tão bem que pensamos que a mentira que criamos é na real a verdade mais pura? Quantas vezes fugimos de situações porque temos medo e justificamos de mil diversas formas? Quantas vezes vamos nos enganar sobre o que fazemos em vez de ir atrás do que realmente precisamos fazer?

Encarar uma auto escola; entrar no mundo dos concursos públicos; começar uma faculdade; aceitar que uma pessoa entre na nossa vida; viajar para um lugar longe; ter um bichinho de estimação; limpar a casa; ir numa festa; correr atrás dos sonhos...

Esses exemplos são muitas vezes tratados com falsas verdades tipo: medo do trânsito caótico de hoje em dia; concursos públicos vão acabar e além disso é concorrido demais; não tenho mais cabeça para estudos; estou super feliz sozinha; avião cai toda hora e nas estradas é um acidente atrás do outro; animal de estimação dá muito gasto; tenho alergia a poeira; tenho outro compromisso; sonhos nesse mundo doido? não existe...

Que tal agora encarmos as possíveis verdades? Vamos ver algumas? Medo de bater o carro e ser julgado por alguém da família; ter medo das possíveis reprovações dos concursos e não ter paciência para ficar anos estudando; estar com o coração machucado e ter medo de se machucar novamente por mais que queira sim alguém ao lado; não ter coragem de sair de seu mundinho que é a sua cidade; ter medo de se apegar a um bichinho que sendo cachorro vive em média 15 anos; detestar fazer faxina; querer ver tv mesmo; ter medo de ir atrás dos sonhos e morrer sem conquistar eles...
Imagem relacionada
A maioria das verdades dói, não é simples admitirmos que somos frágeis, imperfeitos, talvez maldosos, mentirosos, preguiçosos, solitários, carentes, que somos pessoas que se magoam com palavras brutas, com julgamentos, que não acreditamos no nosso potencial de aprender algo novo, que admiramos em silêncio o amigo viajante e que nos sentimos inferior a ele por isso achamos que não temos capacidade de conhecer o mundo da mesma forma, não é fácil admitir que não gostamos de sermos julgados, não é fácil admitir que por diversas vezes desejamos o mal para alguém, invejamos outros, não é fácil ver o lado nada bonito que pode morar em nós, não é fácil ver que temos tantos traumas e medos. 

Porém, em várias situações, só conseguimos algo se encaramos essa verdade, muitas vezes só conseguimos dar um passo adiante se tirarmos de nossos pés as travas das mentiras que criamos, muitas vezes precisamos enfrentar o medo de ver a nossa verdade para aí sim, ficarmos leves para seguirmos adiante. 

Encarar a nossa verdade é algo que ninguém precisa saber exceto nós mesmos, encarar a nossa verdade pode ser o maior obstáculo que iremos enfrentar na nossa vida, e também pode ser a atitude mais libertadora que vamos ter. Para encarar a verdade é preciso se amar, se aceitar, estar disposto a recomeçar, a consertar nossos pontos fracos, a sermos humildes ou aprender a ser, é preciso fé no futuro, é preciso não ter medo de nós mesmos, é preciso querer olhar para tudo o que acumulados nesses anos de vida, é preciso ter ação, é preciso desejar se libertar.

Encarar a verdade não é fácil mas muitas vezes é necessário para que o trem de nossa vida volte a se movimentar e seguir os trilhos que construímos dia a dia, encarar a verdade não é fácil mas necessária para quem quiser viver plenamente. 



29 Comentários

  1. Oi, Nanda!
    Mulher, eu estou aqui aos prantos com essa música do Snow Patrol porque ela é simplesmente uma das minhas favoritas deles <3 <3 <3
    Por muitas vezes eu sou chamada de insensível pelos meus amigos porque eu sou muito direta e tendo a verbalizar a verdade que todo mundo está pensando.
    Acho que as pessoas têm medo de encarar sua própria verdade por conta do que os outros vão pensar... esse pensamento que é o mau do ser humano.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!! Essa música é linda mesmo...
      Não podemos colocar nossa vida na opinião dos outros porque é a NOSSA vida, simples assim. Amei sua análise. Volte sempre.

      Excluir
  2. Que texto maravilhoso! Parece que tu sempre escreve o que eu preciso ler. Concordo plenamente contigo, encarar a nossa própria verdade é uma das coisas mais difíceis que nós temos que fazer, mas é preciso.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/06/top-7-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela...tão bom saber que meus textos chegam no coração das pessoas...isso me incentiva a não parar.
      Volte sempre.

      Excluir
  3. Super texto maravilhoso, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou...mas me conte: qual parte concorda e discorda? Quais as partes que mais gostou? O que pensa sobre o assunto? Vamos debater mais...

      Excluir
  4. Que texto incrível, sério. Tenho ansiedade e isso me deixa ainda mais frustada, pois para fazer simples coisas morro de medo, minha ansiedade é tão grande que é só eu sair de casa e ter que ir em um lugar que nunca fui já começo a suar, tremer, me dá dor na barriga, hahaha juro. Ansiedade e esse medo que você citou só piora tudo.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que situação Kaila, mas existem tratamentos naturais para tratar a ansiedade, procure, se informe, não deixe de viver por limitações que podem ser sim controladas, avanteeee na vida!!! Conta com meu apoio.

      Excluir
  5. Olá, Fernanda.
    Menina que texto arrasador. Acho que não tem quem não faz isso vez ou outra com medo de encarar alguma coisa. Da sua listinha eu faço algumas e me envergonho por isso. É tão mais fácil mentir para nós mesmos do que encarar a verdade e o medo de alguma coisa dar errado. Mais um texto ótimo, parabéns.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que importa Sil é que possamos melhorar a cada dia. Eu já fiz muitas coisas, quer dizer, deixei de fazer dando desculpas mas aos pouquinhos vamos melhorando. O que importa é avançar e não parar no tempo. Grande bju

      Excluir
  6. Oi Fernanda.
    Mais um texto arrasador e que nos toca. Eu acho que encararmos a verdade sobre nós mesmo, deve ser uma das coisas mais difíceis e libertadoras que existem. Não é fácil nos olharmos de frente e encararmos nossos erros, desacertos, nossas verdades e como você disse, por muitas vezes preferimos nos enganar. Gostei muito do texto. Muito bom pra gente dar uma respirada funda e refletir.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lia, sim...parar, refletir e principalmente AGIR!! Não vamos ficar somente na leitura, vamos melhorar aos bocadinhos todos os dias...vamos usar o que lemos e que nos faz bem em nosso benefício. Bjuuu

      Excluir
  7. Adorei a crônica, me fez parar aqui pra refletir. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mayara...e que conclusões chegou? Bju grande e obrigada por sempre comentar.

      Excluir
  8. Oi Fernanda,
    Realmente, admitir que somos frágeis e podemos errar não é fácil.
    Mas geralmente a verdade sempre vem com o alívio no coração, porque mentir para aqueles que amamos gera uma culpa horrível.
    Ótima crônica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, agora você falou em algo verdadeiro: o alívio que dá no coração...porque sim, dá um alívio imenso...e isso acarreta: menos ansiedade, mais calmaria, melhor sono...a vida como um todo melhora. Bom demais, todos deveriam experimentar ser mais verdadeiros... bjão e gratidão pela ótima reflexão.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi! A verdade dói, mas é sempre necessária. Adorei a crônica. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Necessária sim e além disso liberta. Bjuuuu

      Excluir
  11. Oi Fê! Vc arrasa nos textos e esse foi um soco na minha cara porque eu odeio faxina e sempre uso a desculpa da alergia, poxa hehehehehehhe Mas de fato, é preciso encarar as verdade, nos ajuda a amadurecer! <3


    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, isso me incentiva a continuar escrevendo sempree.
      Sobre a faxina que tal conversar com quem mora mais com você e entrarem num acordo tipo: você fica responsável por colocar a roupa na máquina de lavar e tipo lavar a louça, tirar o lixo e deixa a faxina para a outra pessoa. Ou intercala, uma semana cada pessoa da casa, assim alivia... Sempre tem uma solução, basta estarmos com a mente tranquila. Bju grande

      Excluir
  12. Oi Nessa! Adoro seus textos, me identifico muito com várias coisas que você escreve :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,
      Leia com mais calminha e todo o post...no final sempre há o nome de quem escreveu e no caso das crônicas sempre sou eu, Fernanda, e não a Nessa.
      Fico muito feliz (de verdade) que meus textos cheguem até você. Volte sempre.

      Excluir
  13. Olá Fernanda, tudo bem?
    Mais uma crônica linda, parabéns! Encarar nossa verdade não é fácil né? Mas como você disse, é necessário.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil não é mas vale a pena, basta a gente tentar algumas poucas vezes para ver que o alívio que dá depois não tem preço. Bjuss

      Excluir
  14. Que texto maravilhoso.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriele...mas nos deixe mais sua opinião, o que pensa sobre o assunto... queremos muito saber o que pensa dos textos, se concorda, como encara cada assunto.

      Excluir
  15. A verdade dói, mas liberta. Acho que a pior verdade é a morte... Ser mortal é algo que incomoda (mesmo para quem tem fé ou é religioso como eu). Sentimentos ruins todos nós temos, bem como a capacidade de fazer o bem e o mal. Cada pessoa tem as verdades próprias para lidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, pegou profundo no comentário hein, adorei! A morte é algo que todos fogem mesmo, uma pena, um assunto que merece ser mais debatido, melhor encarado já que é a única certeza de nossas vidas. Você sempre com ótimas reflexões.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!