Categorias:

Olá leitores lindos, vocês já pensaram no quanto são importantes e fazem parte dos meus textos? Já pensaram na parte de vocês em cada postagem? Pois os textos não são somente meus, todos tem sua pequena contribuição. 

Espero que leiam o texto, gostem da música e comentem. Respondo todos os comentários (aviso quando respondi no Instagram @insta.nandarocha)!!!

Abraço imenso...

***

De mãos dadas
Resultado de imagem para de mãos dadas tumblr
MEU texto, MEU blog, MEU filho, MINHA casa, EU melhorei nos estudos, EU tirei boa nota, EU evolui na academia, MEU trabalho voluntário, MEU livro... EU, MEU, EU, MEU...

MEU texto...não...texto que é de muitas pessoas pois me inspiro nelas, texto de cantores porque me inspiro nas músicas de vários, texto de amigos que me sugerem temas.
MEU blog (para quem tem)... não..blog de várias pessoas pois escrevemos para várias pessoas, blogs que tem colunistas também é deles pois ajudam no conteúdo, blog dos parceiros que contribuem de alguma forma.
MEU filho... essa é a que eu mais me espanto...não sabia que filho era de uma pessoa apenas (não entraremos aqui em casos de pessoas quem nem sabem quem são os pais ou um deles), filho é feito por duas pessoas então seria NOSSO filho, porque esse desprezo pelo companheira (o) depois do nascimento da criança?
MINHA casa, a não ser que você more sozinha e que comprou / construiu sozinha a casa aí tudo bem, mas se mora com outras pessoas... a NOSSA casa, querendo ou não, todos fazem parte do mesmo teto.
EU evolui na academia... EU? Eu ou o conjunto do meu esforço mais o treinamento e acompanhamento do treinador? Quem montou o treino? Quem te corrigiu quando estava fazendo a postura errada? 
MEU trabalho voluntário... SEU trabalho? Normalmente esse tipo de trabalho envolve outras pessoas, SEU trabalho ou do grupo o qual pertence?
EU consegui resolver o problema do cliente...VOCÊ ou a equipe da empresa que você trabalha? 
Imagem relacionada
Nós estamos mal acostumados em agir como se fôssemos o astro rei... síndrome do rei sol, onde os planetas (ou pessoas) giram em torno de  nós. Muitas vezes fazemos sem querer, outras é egoísmo mesmo e uma vontade imensa que todos fiquem nos aplaudindo a cada boa ação que fizemos. Porém, com esse tipo de atitude, esquecemos que normalmente por trás de uma ação nossa há mais pessoas envolvidas. 

Muitos dizem que querem viver sozinhos, isolados do mundo e que não precisam de ninguém. Ok... isso pode acontecer, mas então essa pessoa mora distante de qualquer aldeia, cidade, aglomerado de pessoas, no meio do mato literalmente ok? Esse tipo de pessoa construiu o local onde mora com as próprias mãos, incluindo a fabricação do cimento, do tijolo, dos pregos, das maçanetas de porta.... ok? Esse tipo de pessoa também fabricou os canos de água e todo apetrecho que utiliza para iluminar onde vive, ok? Há, esse tipo de pessoa também fez toda a obra de puxar a água de algum rio para chegar até sua casa ok? Essa pessoa também planta tudoooooooo o que come, incluindo o cuidado com as sementes que guarda para quando quiser semear aquele alimento específico, ok? Essa pessoa também fabrica seus próprios tecidos e costura as próprias roupas, ok? 

Bom, vocês entenderam... difícil uma vida assim... mas no instante que compramos uma roupa, um tecido, já estamos dependendo de outras pessoas para viver. No momento que recebemos água tratada em casa, que o caminhão do lixo recolhe o que colocamos na frente de casa, no momento que frequentamos um supermercado... estamos dependendo de outras pessoas para viver. E muitas vezes esquecemos disso e gritamos para o bairro todo ouvir que não dependemos de ninguém. Sim, dependemos de muitas pessoas para sobreviver. 
Resultado de imagem para agradecer tumblr
Não estou dizendo para ficarmos 24 hrs agradecendo todos os envolvidos, estou apenas sugerindo que tenhamos mais consciência sobre o fato de que não vivemos sozinhos e que dependemos de uma galeraaaaaaa para viver.  Isso que nem citei os profissionais da saúde, da educação, das conexões da internet (essa quando cai, o desespero bate né? hehehehe). 

Mas também é interessante estender essa consciência para a vida mais pessoal da gente, para o marido ou esposa que divide a casa conosco - a NOSSA casa -; para a pessoa com a qual tivemos um filho  - NOSSO filho -, para os professores na academia que estão nos ajudando a ter uma vida mais saudável - NOSSO treino -, para os pais com os quais possamos morar juntos - NOSSA casa -, enfim exemplos são muitos que podemos começar a adotar no dia a dia. 

Me veio agora na mente cenas que vi várias vezes: no banheiro (de escola, de shopping, etc), banheiro limpinho, papel higiênico de sobra, toalhas de papel, cheirinho de limpeza... muitas vezes vi "patricinhas" olhando com desprezo ou ignorando total a tia da limpeza como se essa pessoa não fosse digna de um "olá", "bom dia", "boa tarde", "adorei esse cheirnho de limpeza, obrigada"... Já vi muitas meninas, muitas mulheres com olhar superior a essas pessoas...mas será que já pensaram que a limpeza do banheiro que acabaram de usar é de mérito dessas pessoas que acabaram de ignorar ou olhar com nojo? Será que já pensaram que se fossem elas que tivesse que limpar o banheiro este não ficaria tão limpo? Custa olhar nos olhos da pessoa que limpou o ambiente que tu acabou de usar e dar um pequeno sorriso? 

Não somos o rei sol e nem ele está sozinho já que os cientistas descobrem cada vez mais galáxias, portanto, que não estamos sozinhos nesse universo...então o que sobra para nós? Pessoas egoístas, mesquinhas que acham que devem ser aplaudidas por tudo? Resolveu um problema com o cliente na empresa que trabalha? Isso não é da tua obrigação? Ir bem na escola, na faculdade... não é para isso que tu está lá? Para aprender? Ajudei meu filho ontem a estudar e ele foi super bem na prova hoje... tu teve filho para quê? Deixar atirado ou ajudar a ser um cidadão responsável e bom de coração? Ajudar a estudar não faz parte da obrigação de pai e mãe? Óbvio que receber elogios fazem bem tanto que dei o exemplo da tia da limpeza mas não podemos fazer as coisas por isso...com esse propósito de sermos mimados e aplaudidos.  Não somos seres isolados, vivemos numa pequena comunidade que é nossa cidade, vivemos numa grande comunidade que é nosso país, vivemos numa enorme comunidade, infinita comunidade que é o universo. Todas as pessoas são essenciais, todo trabalho, toda a ação é importante para a coletividade, por isso vamos fazer bem feito, vamos fazer as coisas com amor tendo a consciência que tudo envolve todos, que elogiar faz bem mas que não podemos agir só para ganhar elogios. 

Todos estamos interligados, todos estamos sem perceber ... de mãos dadas. 



18 Comentários

  1. Que texto maravilhoso! Sério, eu concordo plenamente contigo, parece que com o passar do tempo, as pessoas estão ficando cada vez mais egoístas e se esquecendo que ninguém consegue nada sozinho, todo mundo precisa de ajuda de outra pessoa em algum momento da vida. Por isso, devemos dar mais valor as pessoas que estão ao nosso redor. Afinal, ninguém é feliz sozinho.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/06/top-7-novidades-da-semana_30.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela,
      Adorei ler seu comentário. Era a minha intenção despertar esse tipo de pensamento nas pessoas. Gratidão

      Excluir
  2. Vivemos em um mundo egoísta, que cobra amor mas que é o primeiro à jogar pedra em alguém, não sei o que será de nós daqui um tempo! Perfeita sua reflexão. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ter fé Kaila, as pessoas vão acordar. Gratidão pelo comentário

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Amei demais o texto, parabéns! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Que legal o texto! São cada vez mais raras as pessoas que conseguem perceber o quanto a coletividade está acima do individualismo. Eu tb penso assim! Parabéns pela reflexão! Isto serve para a comida da gente tb... imagina quanta gente envolvida para chegar a carne, o arroz, o feijão, a salada e o pão para a nossa mesa? Eu costumo cumprimentar e elogiar a faxineira de banheiros públicos, jardineiros, porteiros... geralmente, estas pessoas até levam um susto quando são tratadas com gentileza. A gentileza e a noção de coletividade deveriam ser naturais e não raras surpresas. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie minha amiga amada. Bem isso, as pessoas levam sustos quando tratadas com carinho. Também acontece muito isso comigo. Gratidão por me acompanhar sempre.

      Excluir
  5. Oi Fernanda,
    Ser grata, reconhecer o outro é um dos sentimentos mais puros que existe.
    Adorei o texto e super concordo com você.
    Uma pena que exista tanto egoísmo no mundo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lutar para mudar esse cenário Alessandra. Nós, donos de blogs ou simples colunistas, nós temos influência, vamos usá-la para acabar pelo menos com um pouco do egoísmo no mundo. Vamos espalhar correntes de bem.

      Excluir
  6. Caramba, Nessa. Falou tudo! Super concordo e achei a crônica linda, e super reflexiva. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mayara. Vamos treinar a atenção e paciência para ler até o final da postagem, incluindo o nome de quem escreveu, hehehehehe. Não sou a Nessa, hehehehehe. Gratidão pelos lindos elogios.

      Excluir
  7. Oie,
    Ótimo texto.
    As vezes nos não paramos para pensar quanta pessoas estão ao nosso redor envolvidas. Pensamos só na gente e não nos outros.
    Adorei.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Eu acredito que o seu desabafo seja consequência de um fato: nós somos uma sociedade individualista e portanto, egoísta. Acho que a evolução da tecnologia nos últimos anos tem contribuído para isso, isolando as pessoas, os valores passados aos filhos também. Está faltando mais calor humano, mas respeito, mais amor. Adoro seus textos!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, seu comentário só complementou o texto e foi muito pertinente suas palavras, concordo inteiramente com elas. Gratidão por enriquecer o debate.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!