Categorias:

Olá amigos!! Respiremos bem fundo porque o dia a dia não está fácil né? O mundão está tenso e é impossível não sentir a energia pesada de tanto problema no mundo e principalmente no nosso país.

Convido vocês agora para clicar no play no final do vídeo e ler com calma o "pequeno" texto de hoje. Quero que saibam que meu único desejo é que possamos ter momentos de paz e tranquilidade nesse "país-continente" que vivemos. 


Enfim, chega de introdução porque o texto é grande. Sugestões de temas para as crônicas, deixem nos comentários!!


*********************
Crise de quê?
Imagem relacionada
Crise: tem palavra mais citada que essa ultimamente? Crise em todos os setores, crise na economia, na educação, na saúde, crise nas famílias, no Brasil, no mundo. Todos estão apavorados, todos lamentam, todos se entristecem e... todos fazem sua parte?



Nosso país está em crise: fato! Não podemos fazer nada: fato coisa nenhuma!!! Podemos fazer muito e o principal é: APRENDER! 


Que mania mais atrasada que nosso povo tem de ver algo ruim e pensar mais coisas ruins e se lamentar pelo resto da vida. Que mania que não adianta porcaria nenhuma, de apontar com o dedo da culpa para os outros! Que mania desse povo de não enxergar seus próprios rabinhos!!
Imagem relacionada
Sim, estamos com um problemão, mas então vamos aprender com ele oras!! Porque não será em mares calmos cheios de pétalas de rosas que vamos aprender a navegar, aprendemos as maiores lições é na dor, no desespero, na tensão, na sensação que o mundo desabou. O aprendizado é quando achamos que estamos no chão e não temos força para erguer a cabeça, mas é aí que nos obrigamos a levantar do chão, nos obrigamos a tirar forças da alma para sobreviver, é aí que aprendemos a ser criativos, a sermos verdadeiros, a sermos lutadores. Sim, toda essa crise tem seu lado bom: está fazendo o brasileiro descobrir a força que tem, mas é preciso saber usá-la.

Outro ponto importante dessa crise é mostrar o reflexo de nosso povo um tanto julgador demais. Julgamos muito (com razão na maioria das vezes) mas quantas vezes olhamos para trás, para nossos rabinhos? Que palhaçada é essa de, por exemplo, um cidadão falar mal de políticos quando ele mesmo rouba sinal de tv a cabo, ou desvia água para pagar menos, ou faz "gato" de luz, de sinal de internet, ou quando um caixa (seja de supermercado, de farmácia ou seja lá do que for) se engana e dá o troco a mais...quantas vezes esse mesmo cidadão chega em casa contando vitória porque recebeu troco a mais e ainda ri da criatura que se enganou e no final do dia terá que tirar do próprio bolso para fechar o caixa e não ser demitido (a). Que cenas mais patéticas são essas?

Resultado de imagem para crise tumblr
 Antes que me apedrejam deixo claro: não estou defendendo políticos, não estou negando que é uma roubalheira sem limites nesse país, não nego que há. Mas estou também falando que o povo está tendo um governo que faz jus ao seu comportamento pois muitos roubam sim luz, água, internet, se exibem e dão gargalhadas quando tiram vantagem no troco do pão, que quando vão vender seu carro pedem para um mecânico amigo tapear os problemas para que o 4 rodinhas se pareça mais novo do que é,  quantos se fingem de coitados para ter vantagem em descontos destinados a quem realmente necessita. Estou falando do brasileiro que acha que tirar vantagem em tudo é bonito, estou falando do brasileiro que rouba sim mas que nega esse fato dizendo que fazer "gato" de luz por exemplo não é nada se comparado ao roubo dos políticos. Gente: roubo é roubo! Desonestidade é desonestidade!! Caráter é caráter, tudo é a mesma coisa, todos estão no mesmo pacote porque o político de hoje que rouba milhões foi a pessoa humilde de ontem que achava que receber troco a mais no supermercado não era nada errado.  Acredito muito que se uma pessoa desvia 2 reais hoje, amanhã se ela tiver oportunidade vai desviar 2 milhões, porque quem faz com centavos por exemplo, faz com as dezenas, com as centenas, com os milhões se tiver oportunidade para isso. 


Claro que existem exceções no nosso país e isso é um grande alívio mas essas pessoas pagam pelos desonestos, essas pessoas tem que encarar o reflexo no governo da outra parcela da população, parcela que acha que desonestidade é normal.  Então será que essa crise é toda uma grande tragédia ou essa crise está refletindo o brasileiro que tem nascido, crescido achando que roubo pequeno não é roubo e se transformado em político? Será que o brasileiro não está provando do próprio veneno? Será que o brasileiro não está provando o gosto do chamado "jeitinho brasileiro"? 

Aliás, precisamos também refletir que não é só político desonesto que faz nosso país piorar, mas também os empresários e toda a pessoa influente em algum ramo específico. Vocês que são pais e mães também entram nessa porque vocês tem um papel crucial na vida: educar, mostrar os valores corretos, mostrarem o caminho certo para os futuros advogados, médicos, engenheiros, professores, empresários...para os futuros políticos. Sim, porque são seus filhos que farão parte e comandarão o Brasil de amanhã, então pergunto para vocês pais e mães: vocês estão fazendo a sua parte?

Resultado de imagem para crise tumblr

Vamos voltar agora ao início do texto e pensar na palavra: crise. Crise de quê pessoal? Eu acredito que estamos numa crise de valores isso sim. No carnaval o país pára e as ruas de diversas cidades ficam entupidas de pessoas bebendo sem parar e pulando (nada contra o carnaval galera, é apenas uma comparação), em estádios de futebol muitas torcidas fazem verdadeiras guerras só porque a torcida contrária fez uma piada ou porque seu time perdeu...mas esse contingente de pessoas se caso resolvessem se unir e exigir com a mesma empolgação do carnaval e com a mesma ira das lutas de torcidas, exigir dos políticos melhorias e vergonha na cara, será que toda essa energia, essa ira se bem direcionada (E USADA  NA PAZ) para uma causa nobre, não faria nosso país melhorar? 


Pessoal: quem manda no país é o povo!! Se os governantes estão dançando na nossa frente é porque deixamos eles fazerem isso, se eles pisam na gente é porque não reagimos. Por favor: não estou incentivando uma guerra, apenas estou dizendo: quem manda no país é nós!!! Porém, precisamos antes de tudo tomar vergonha na cara, corrigir nossas atitudes e depois sim, se unir...todos...e dar as ordens para os que escolhemos nos representar no governo. 

Não somos coitados, não somos vítimas, somos um povo acomodado que é pisado e acha graça, somos um povo que tem uma força imensa e não sabe usá-la. 


Somos vítimas sim mas é de nosso próprio comportamento...​



24 Comentários

  1. Oi Fernanda,
    Um grande problema do país é a hipocrisia. Fácil apontar o dedo para o outro e ninguém olha para o próprio umbigo.
    E nem vou falar da questão política atual... Ainda mais na internet, existe além da intolerância, a falta de respeito.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda!
    Adorei seu texto! Todo esse problema no Brasil é resultado dos brasileiros não aceitarem sua parcela de culpa nisso tudo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Luiza, todos tem uma parcela de culpa...mas se cada um fizer sua parte, tudo melhora. bjuss

      Excluir
  3. Oi Nanda! Seus texto sempre tem boas reflexões, eu acho mesmo que a humanidade está em crise, não é só o país ou o Brasil, o mundo, as pessoas tudo, mas bola pra frente rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Mi, esse panorama que coloquei também serve se estendermos para o restante dos outros países...

      Excluir
  4. Gostei da crônica Fernanda. É muito fácil apontar o dedo para o outro; o difícil é olhar pra dentro de si mesmo e corrigir suas próprias falhas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que vivemos numa roda...os mesmos problemas vem e vão...uma bola de neve que não termina porque o povo não muda seu próprio comportamento. bjuuu

      Excluir
  5. Excelente crônica. Escreve super bem e trouxe uma ótima reflexão para nós. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fernanda.
    Estou aqui te aplaudindo. Parabéns pelo ótimo texto e concordo inteiramente com ele. Eu nunca esqueço aquela frase Seja a mudança que você quer ver no mundo. É tão fácil falar dos políticos e furar a fila do ônibus, uma coisa tão simples mas que mostra o caráter de cada um. Mas ima vez parabéns pelo lindo texto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Sil, muito feliz que tenha gostado e refletido sobre o assunto. Bju enorme.

      Excluir
  7. adorei a reflexão

    http://www.nossomosmoda.com/2017/02/colecao-gang-volta-as-aulas-remix.html

    ResponderExcluir
  8. É triste saber que nosso país não está passando apenas por uma crise financeira, e sim, pela emocional, pelo egoismo, pela ganância, pelas doenças..

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Kaila, mas precisamos respirar fundo e mesmo tristes...agir...só assim podemos espantar essa triste realidade.

      Excluir
  9. Mais uma vez você dando uma grande lição com seus textos.
    Como você disse, acredito que a nossa sociedade está sofrendo as próprias consequências do "jeitinho brasileiro". Na minha sala de aula, principalmente na aula de filosofia, quando vamos discutir de política e a crise do país, o professor sempre fala: Você não pode julgar os políticos se é a pessoa que vende CD's piratas, ou que se vangloria porque a moça da padaria te deu troco a mais. Você está roubando do cantor, impostos e da moça da padaria que trabalhou o dia inteiro e no fim do dia é obrigada a tirar do próprio bolso o troco que você percebeu que estava errado, mas não devolveu.
    Bom, infelizmente esta é a nossa realidade. Reclamamos, mas não aprendemos. Para se mudar um país, é necessário começar por nós mesmo.
    Adorei seu texto, mais uma vez você foi sensacional!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando os leitores conseguem refletir sobre o que tento passar... AMEIIII seu comentário e concordo com o seu professor.
      Gratidão infinita aos elogios. Bju enorme.

      Excluir
  10. Só li verdades Fê, nós somos passivos demais, só sabemos reclamar, colocar a culpa no outro, mas não fazemos nada... infelizmente.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter essa consciência já nos ajuda a pensarmos em nós mesmos e mudar... um por um mudando, dando o exemplo bom... sim, podemos mudar a situação do país. bjuss

      Excluir
  11. Olá minha linda, estamos aqui para aprender a cada dia. E essa "crise" que o país enfrenta não foi a única, o que podemos fazer é aprender e ver uma nova perspectiva de vida para cada um.
    beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Vanessa, concordo inteiramente com você. Volte sempre. Bjuss

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!