Categorias:

Como dançar, Ficar ao sol e ser sua própria pessoa
Oi meus amores, tudo bem?! Hoje vamos conversar sobre minha última leitura que foi "O ano em que disse sim" da escritora Shonda Rhimes.
Para quem não está se lembrando a Shonda é a criadora e produtora das séries Grey's Anatomy, How To Get Away With Muder, Private Practice e Scandal. 

"Você nunca diz sim para nada", Shonda ouve isso de sua irmã mais velha a Delorse, no dia de Ação de Graças, essas palavras a deixaram incomodada e ela passa a noite refletindo sobre o assunto. E é quando ela resolve ter o ano do SIM, quando dirá sim para tudo.

A partir dessa decisão Shonda começa a dizer sim para convites que antes ela não aceitava, como fazer discursos em público, programas de TV, entrevistas, Talk Shows, mas mais do que isso, ela diz sim para seu corpo e começa a cuidar do corpo, sim para brincar com suas filhas, sim para si mesma, sim para elogios, sim para conversas difíceis, e até mesmo Sim para o Não.

"A questão toda desse projeto de Ano do Sim é dizer "sim" a coisas que me assustam, que me desafiam. Então, para dizer "sim" a um problema, preciso encontrar o que, dentro desse problema, me desafia ou assusta ou simplesmente me faz pirar - e então preciso dizer "sim" a isso". (pag. 153)
Não pensem que o ano do sim foi fácil, a cada situação Shonda foi se exercitando e se superando, e conforme foi dizendo sim para as coisas que lhe causavam medo ou situações que não se sentia confortável, ela foi se sentindo melhor, e a cada sim ela foi vendo que era capaz de realizar aquela tarefa, e ficava feliz.

O livro é escrito pela própria Shonda, e conseguimos sentir as suas preocupações. Conforme vamos lendo, vamos conhecendo mais da autora, de sua vida, de sua rotina no trabalho e em casa com suas três filhas. Para quem curte as séries que ela escreve é muito bom, eu como fã adorei, pois em várias partes ela conta de cenas de alguns personagens, de como ela escreve, de como ela tem inspiração e cita muitas frases, principalmente de Grey's Anatomy

É um livro motivacional, que nos faz pesar em nossas atitudes. Eu mesma me peguei refletindo sobre todos os Nãos que eu já dei e que poderia ter tido experiências maravilhosas. Às vezes nos acomodamos e só queremos fazer aquilo que está em nossa zona se conforto. Percebi através desta leitura que eu preciso me lançar mais para o diferente, deixar a vergonha de lado e dizer SIM.

Uma leitura prazerosa, fluida, leve, divertida, bem humorado, mas que faz pensar muito na vida, em nossas atitudes e em Mudanças. O Sim pode trazer benefícios, aprendizado, alegria, desafios, posso me tornar uma pessoa melhor, mas temos que ter cuidado e também saber dizer Não 

Encontrei este vídeo que Shonda comenta sobre o Sim de brincar com suas filhas, foi a parte que mais me emocionou no livro. Vale a pena assistir.

           
"O sim mudou minha vida. O sim mudou-me".
Espero que vocês tenham curtido!

20 Comentários

  1. Oi Vanessa!
    Adorei a sua resenha e a proposta do livro! Confesso que eu tenho um pouco de receio em relação à esse tipo de leitura, mas adorei a premissa. Me fez lembrar de "Sim Senhor", aquele filme com o Jim Carey, sabe? Adoro esse filme e senti que o livro tem a vibe parecida com ele. POsso estar enganada... mas sei lá!
    shIUAhsuiHAs

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA

    ResponderExcluir
  2. Não li esse livro ainda, na verdade nunca nem tinha ouvido falar nele, mas curti a resenha, parabéns!

    Beijos

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito dessa autora, pois ela faz um trabalho magnífico em Grey's Anatomy. Gostaria de ler esse livro sim.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/10/top-7-novidades-da-semana_14.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vanessa.
    Apesar de achar que esse livro serviria muito para mim, já que sou avessa a mudanças e odeio sair da minha zona de conforto hehe, Acho que eu não leria ele. Tenho tantos livros atrasados na estante para ler, que prefiro dar preferencia para os de ficção. Ah, nunca assisti nenhuma dessas séries hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus eu quero esse livro!!!! <3
    Que coisa mais incrível essa ideia do sim!
    Eu, se não me engano, assisti um filme que tinha essa mesma temática do "sim", mas não gostei muito dele.
    Parece ser um livro muito bom! Já to adicionando aqui na minha listinha de desejados! *-*

    beijos, beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi
    gostei da resenha, não sou muito de ler livros assim, mas esse parece ser ótimo e interessante de se ler, as séries dessa mulher são ótimas.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Nessa. Achei o livro interessante, mas confesso que não faz o meu gênero literário. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. oi tudo bem?

    achei bem interessante. Não é um livro que fica como
    prioridade, mas vou dar uma chance a ele, ótimas resenha beijos

    Taynara MEllo | indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
  9. É algo a se pensar... Sim para tudo! Mas não deve mesmo ser uma tarefa fácil, já pensei em seguir esta dica, talvez não por um ano inteiro, mas uns 3 meses... quero ler este livro.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ter uma mensagem tão importante <3
    Gostaria de lê-lo :)


    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa

    Amei sua resenha, confesso que pela capa eu teria passado direto.
    É uma ideia realmente diferente, pois eu estou mais do lado que precisa "aprender a dizer NÃO".

    Beijos.
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nessa! Tudo bem? Eu adoro a Shonda. Nesse livro ela fala algo sobre How To Get Away With Murder? Espero que sim, pois amo a série. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. ooi!
    quado eu descobri que a shonda escrevera um livro de auto ajuda eu corri pra ler, adoro as séries que essa mulher e escreve e não foi diferente com essa obra. shonda rainha!
    bjs xxx
    http://lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa,
    Shonda Rimes? QUERO, NECESSITO!
    Eu acho essa mulher uma "gênia", rs.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sei que todo mundo é fã dela, mas acredita que eu nunca vi uma de suas séries???? Então não sei se o livro dela me tocaria da mesma forma que toca seus fãs; mas parece ser bem legal.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  16. Oii,
    Não conhecia o livro dela, mas fiquei muito curiosa com a premissa, parece ser um livro cheio de mensagens importantes.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  17. Oi Van, tudo bem?

    Eu li e tb adorei, a narrativa da Shonda é realmente leve e super envolvente, gostei mais do que eu imaginava que iria gostar! Nçao tinha visto o vídeo ainda,a dorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Olá Vanessa,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu cantinho, achei a premissa dele bem interessante e gostaria muito de lê-lo, dica mais do que anotada...ótima resenha....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário!